Já está pensando no projeto da sua casa? Então se liga nas orientações para a construção!

4
1018

Os Residenciais Malibu e Santa Monica estão cada vez mais perto de serem entregues! Logo logo você poderá construir a casa que sempre sonhou, então, já é hora de conversar com seu arquiteto para deixar tudo em ordem. É por isso que é MUITO IMPORTANTE ficar de olho no contrato e revisar todas as restrições e regras urbanísticas antes de planejar o seu lar. Recuo frontal e lateral, construção máxima e outras cláusulas presentes no seu contrato são de extrema importância para que você não cometa erros na hora de construir e esteja tudo dentro dos conformes. Confira algumas das principais que vamos citar aqui:

  • Nenhuma edificação poderá ter mais que dois pavimentos (térreo e superior), com altura máxima de 10,00m (dez metros), medida da cota do pavimento térreo à cumeeira mais alta do telhado ou da face superior da caixa d’água.
  • Não será permitida a construção de edículas e as áreas de serviço serão incorporadas ao corpo da casa, só podendo ser edificadas juntamente com a construção principal, com sua ocupação condicionada ao “habite-se” do projeto global.
  • Será permitida a edificação de sótão utilizável, com área máxima de 25% (vinte e cinco por cento) da área de projeção do pavimento imediatamente inferior, tão somente quando o estilo arquitetônico induzir naturalmente a esta solução (tais como chalés, cottage, etc).
  • Quando a topografia do lote permitir, poderá ser executado pavimento inferior (abaixo do nível da rua), com área máxima de 50% (cinqüenta por cento) da área de projeção do pavimento imediatamente superior, e não será considerado no cálculo do índice de aproveitamento.
  • Transformadores, geradores, aquecedores, trocadores de calor, casa de máquinas, e outros equipamentos que produzem ruídos, mesmo que descontínuos, deverão ser instalados junto ao corpo da construção e enterrados, fora das áreas de afastamentos, sob seguro e eficiente sistema de isolamento acústico.
  • O pé-direito mínimo para os compartimentos utilizáveis das edificações será de 2,70m (dois metros e setenta centímetros), exceto sótãos, que poderão ter altura variável e valer-se da inclinação do telhado para o fechamento lateral e Garagem que poderá ter a altura de 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros).
  • O índice máximo de ocupação do lote será de 55% (cinquenta e cinco por cento) da área total do mesmo.
  • Deverá ser mantida no lote uma taxa de permeabilidade mínima correspondente a 20% (vinte por cento) de sua área, podendo, para este cálculo, serem computadas as faixas de recuos e afastamentos.
  • As ligações externas de energia elétrica, telefone, interfone, etc., serão obrigatoriamente subterrâneas, no trecho compreendido entre a via pública e o corpo da construção principal.
  • Em todos os lotes, a construção principal deverá obedecer aos seguintes recuos mínimos obrigatórios:
    a) recuo de frente: 5,00m (cinco metros), a partir do alinhamento do lote;
    b) recuo de fundo: 3,00m (três metros), medido da divisa dos fundos;
    c) recuos laterais: 1,50m (um metro e cinqüenta centímetros) de ambos os lados, medidos das divisas laterais do lote;
    d) o proprietário escolherá a frente que desejar para seu lote de esquina. A lateral que divisar com a outra rua deverá, obrigatoriamente, respeitar o recuo mínimo de 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros).
  • Todos os recuos acima mencionados serão contados a partir da alvenaria, considerando-se um beiral de 0,80 m (oitenta centímetros); o que exceder a esta medida deverá ter o correspondente recuo descontado na alvenaria. As partes em balanço, inclusive as sacadas, não poderão avançar sobre as áreas destinadas aos recuos.
  • Não é permitido qualquer tipo de construção coberta dentro dos recuos e afastamentos mínimos obrigatórios, com exceção dos locais para a guarda de veículos.
  • Poder-se-á construir no lote um abrigo para guarda de veículos, encostado em uma das divisas laterais, mediante as seguintes observações:
    a) autorizada sua projeção para o interior do terreno, numa extensão máxima de 6,00m (seis metros) ininterruptos, implantados em qualquer parte dessa lateral, desde que não seja sobre o recuo obrigatório na frente do lote;
    b) limitada sua altura a 3,50 m (três metros e cinqüenta centímetros) no ponto onde o telhado encostar na divisa, sem nenhuma utilização na parte superior, nem mesmo como terraço.
  • Piscinas, decks e quadras esportivas, quando descobertos, deverão respeitar o recuo de 5,00m (cinco metros) da divisa frontal do Lote, o recuo ou afastamento de 2,00m (dois metros) da divisa de fundos e os recuos e/ou afastamentos laterais.
    a) As áreas de piscinas, decks, quadras esportivas descobertas e casas de máquinas não serão consideradas nos cálculos dos índices de ocupação e aproveitamento.
    b) As casas de máquinas situadas nos recuos das divisas do lotes voltadas para as vias públicas deverão ser exclusivamente subterrâneas.
  • Os Lotes poderão ser fechados em suas divisas laterais e de fundo por muros de alvenaria, com altura máxima de 2,00m (dois metros), contada a partir da cota do terreno ou do muro de arrimo, caso houver.
  • É vedada a construção de muros de divisa no alinhamento frontal do lote até o limite do recuo de 5,00m (cinco metros) da frente do lote.
  • Nas divisas de lotes voltadas para Sistemas de Lazer e Equipamentos Públicos Urbanos, os eventuais fechamentos executados pelo empreendedor dentro dos mesmos não poderão ser modificados, alterados e/ou descaracterizados.
  • O passeio na frente de cada lote deverá ser obrigatoriamente gramado, com uma faixa central pavimentada contínua de concreto, com acabamento cimentado vassourado, sem interrupção e com largura de 1,00m (um metro), sendo vedada a colocação de bancos, pedras, pedriscos, ou outros elementos ornamentais similares.

Bastante coisa a ser considerada, né? Por isso, fiquem atentos às regrinhas para elaborar o projeto da sua casa, assim como as normas construtivas que serão estabelecidas pela associação comercial. Na dúvida, tenha sempre o contrato em mãos para ter acesso à todo o regulamento e, se precisar, sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas pelo e-mail contato@veceurbanismo.com.br

4 COMENTÁRIOS

    • Olá, Mateus? Nossa equipe ficou de entrar em contato com você via e-mail, alguém já falou com você? Se não, podemos tirar a sua dúvida por aqui. Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA