Conheça as cores tendência para decoração neste ano de 2019!

0
142

A casa é como uma extensão da personalidade de seus donos. Ela expressa, em cada pequeno detalhe, gostos, condições e necessidades. E, por vezes, é pela decoração que as pessoas se apoiam para obter mais incentivo, alegria e coragem para enfrentar os desafios do dia a dia. Portanto, é normal que seus espaços sejam manipulados para enfatizar aquilo que se deseja para o ano de 2019. Conheça as tendências selecionadas pela equipe do @VivaDecora, que resolvemos mostrar aqui pra vocês que acompanham a Vece!

Chocolate, capuccino

Sala de jantar com tons terrosos de Oscar Mikail

Esperança traduzida nas artes decorativas

O que quer a humanidade para 2019? De acordo com o modo como tudo tem se conduzido, em diversos setores das sociedades, já se podem prever certas reações.

É bem provável, por exemplo, que a questão da preservação da natureza seja intensificada, partindo do pressuposto de que os recursos estão cada vez mais limitados. E os conflitos entre as nações devem se aumentar em consequência dessa crise.

“Cinza flanela”

Ambiente com cores neutras por Urbano Studio

As pessoas de bem ainda sonham pela paz, através da educação, do aprimoramento individual e do convívio social. Os mais otimistas ainda creem na despoluição do ar e das águas, além da retomada das florestas, incluindo toda sua fauna e flora.

Certamente, é tudo muito difícil – quase improvável. Mas, o que vale é a esperança, não é mesmo? E porque não traduzir isto nas artes decorativas?

Bordô

Sala de estar com parede de madeira e sofá bordô por Luiz Sentinger

Muitas empresas do ramo do design de moda, de interiores, gráfico e outros afins, costumam trabalhar com as tendências. A cada ano eles fazem uma previsão do que os consumidores querem para o futuro, de acordo com a impressão atual que eles têm de sua realidade.

Quanto às cores, uma referência importante de padrões são os catálogos lançados pela companhia norte-americana Pantone.

Tendências apontadas pelos especialistas

Já se pôde perceber que essa passagem de 2018 para 2019 promete muitas mudanças no cenário tanto mundial quanto nacional. Em consequência, os especialistas na área de design e de decoração apontaram não apenas uma cor – como ocorreu nos anos anteriores –, mas vários tons diferentes. Dá quase para dizer que tem “opção para todos os gostos”.

Obviamente, cada fabricante de móveis, objetos decorativos e revestimentos para o lar vai apresentar uma linha própria em 2019. Mas, se podem notar algumas semelhanças naquilo que já foi lançado.

As paletas destas empresas têm girado em torno dos extremos, dos tons sóbrios e frios aos mais quentes e alegres. Em comum, parece que elas expressam bem os desejos que foram comentados anteriormente.

Cores certas para as propostas de interiores

Uma das tendências apontadas para 2019 são as cores relacionadas às comidas e bebidas produzidas com frutas mais saborosas e nutritivas. Um exemplo é o vermelho intenso, que muito lembra a pimenta, a cereja e a framboesa.

Vermelho, pimenta

Living com sofás claros e tons avermelhados pelo cômodo por Korman Arquitetos

Também tem os amarelos queimados, semelhantes à mostarda ou ao damasco. E por fim o marrom médio, lembrando o chocolate – algo que é produzido a partir do cacau, outra fruta.

Mostarda, damasco

Sala de estar com móveis no estilo tropicália por CASA COR

Sobre essa reflexão quanto a vida humana e sua ligação com um “plano superior”, também surgiram sugestões de cores. Já podem ser vistas, em propostas de interiores, tons como o lilás, o lavanda e o bordô, que fazem relação com a questão espiritual. E também um tipo de verde mais fechado, que remete não só a natureza, mas também os bons valores morais – como o serviço militar.

Lavanda, lilás

Quarto de solteiro com escrivaninha por Marel – Grupo Factory

Verde azulado, “verde militar”

Cozinha com balcão em tons esverdeados por Carla Elias

Outra paleta apontada pelos especialistas é aquela que ressalta as mais recentes e futuras conquistas no campo tecnológico, incluindo a construção civil.

Seguindo esta linha, tem-se o cinza, o preto e o branco – ou seja, os neutros, que muito lembram as placas metálicas, as chapas de vidro e outros elementos. E também tem o neon, bastante utilizado nos anos 80 e que volta com força total, com todas as suas cores intensas e vibrantes.

Tons pastel

Quarto de casal com criado-mudo e luminária de mesa por Carlos Rossi

Cores neon

Sala de estar com cores vibrantes por Juliana Baumhardt

E a última gama que se pode citar é a de tons mais suaves, como o rosa claro, o salmão e o bege.

Essa já segue, em parte, uma linha apresentada em anos anteriores, em propostas bem modernas e que enfatizavam a ideia de otimismo, tranquilidade e saúde, tanto física quanto psíquica. Lembra muito as tendências montessorianas e escandinavas, que foram tendência em 2018.

Rosa, salmão

O rosa também ganha espaço entre as tendências de 2019 por Casa Cor RN

Então, gostou de algumas destas combinações?

DEIXE UMA RESPOSTA